domingo, 10 de fevereiro de 2013

Blogagem Coletiva: Mamãe tá de olho- alimentação infantil

 Quando estava grávida da Amanda, lia muito sobre tudo, mas me preocupava muito com a questão alimentação. Tanto que preparei meus seios, pois o primeiro alimento seria o leite materno.


Sempre conversei  com meu marido que não queria ela tomando refrigerante, comendo doces, balas, pirulitos e nem salgadinhos antes de dois anos.
Pessoas riam dizendo que não conseguiria segurar nem durante o primeiro ano de vida.
Mas sou persistente, e mais:  sabia que estava fazendo o melhor para ela.

Para ajudar, moramos numa cidade pequena... temos um terreno grande ( nas cidades já chamariam de sítio ), meus pais plantam verduras, temos arvores frutíferas... Amanda sempre foi com meu pai para “roça”, colhendo brócolis, alface ou a fruta da estação... lavávamos e ela comia cru.
Sim, orgânico e sem agrotóxicos... :D

Claro que isso ajudou... mas acredito que seja mais por postura. Temos vizinhos que as crianças acordam tomando refrigerante e comendo industrializados... tendo as mesmas condições ( ou até mais) que nós.  Vizinhos que tem alfaces, frutas para vender mas que os filhos não comem por não terem sequer experimentado.

Presenciei  mtas  vezes a  criança  uma barra de chocolate antes do primeiro aniversário...  e todos acharem lindo ela se lambuzando.
Sim... Amanda comeu um pouquinho de chocolate na sua primeira Páscoa... ela já tinha 9 meses e experimentou. Mas não comeu metade de um ovo.kkkk

Equilíbrio é a palavra chave.

Quando Alice nasceu, Amanda tinha 2 anos e 2 meses.  E tudo foi bem natural pois Alice copia Amanda em tudo kkkk

Amanda hoje tem 3 anos e meio, está numa fase complicada para o almoço, pois só quer comer arroz. Dizem que é fase, e eu espero que seja. Carne só come salsichão.
Mas come todas as frutas na escola ou em casa
Adora maça, banana, abacaxi, goiaba, pêssego... na realidade de fruta não gosta de manga
Verduras ela ama cebola, pepino, rabanete ( azedo)... mas adora alface, brócolis, beterraba, couve-flor.
Alice que agora tem 1 ano e 4 meses já come tudo isso... mas sua fruta favorita é laranja.
E não é do azedo como Amanda. Prefere um tomate. E adora uma carne.
Alice ainda mama leite materno... e não toma outro leite.

Ainda não conhecem refrigerante nem salgadinhos industrializados, mesmo tendo pessoas bem próximas comendo e oferecendo. Elas dizem que mamãe disse que isso não faz bem.
Nós tomamos refrigerante em casa... mas elas tem seus sucos e adoram.

Bolachas? Água e sal são as favoritas.
Vez ou outra ganham uma recheada.
Pirulitos? Impossível não ganhar numa loja, até na vacinação elas ganham... Alice devora o seu... Amanda ( que fui mais radical quando pequena) come um pouquinho e depois descarta!

Orgulho imenso das minhas pequenas.


Ah, quanto a exercícios... elas fazem duas vezes por semana natação... desde os seis meses. Amanda agora já faz balé tb duas vezes por semana... Isso tirando tudo o que caminhamos e corremos por casa!

Agora é reeducar a mamãe e o papai... Aff... mas isso fica pra outro post kkkk


Amanda... desde pequena. ( fotos:  peguei algumas sem procurar mto... )

















 Dias atuais: fazendo festa e comendo maça... :D





6 comentários:

  1. Julia, parabéns!! Que orgulho ler esse seu post aqui! Menina, você tá fazendo tudo certinho com suas meninas, que inspiração para nós! Parabéns!
    Obrigada por ter compartilhado com a gente a sua experiência. Aprendi muito aqui contigo.
    Um beijão!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Julia que crianças lindas vc tem, to começando a me arrepender de não ter postado fotos rsrs (invejosa eu)!
    Querida acho que vc esta no caminho certo, há épocas em que as crianças querem um determinado tipo de alimento mesmo, estão formando seu paladar o importante é deixar sempre opções disponíveis para elas.

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Milho melancia tudo de bom.
    Continue assim aderindo uma boa alimentação a saúde agradece.
    Tb estou participando. Aguardo sua visita no blog Papo de Mãe.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.

    ResponderExcluir
  6. É difícil, mas vale persistir! Acho q minha filha tinha uns 3 anos qdo experimentou refrigerante. Ficou tempo sem gostar, mas na pré- adolescência...ah, descambou tudo! Agora voltou a ser disciplinada e é muito de vez em quando! E assim é com o restante da alimentação! Abs.

    ResponderExcluir